A governança empresarial é um tema sério e cada vez mais presente nas discussões empresariais de alto nível. Atualmente, não há como ser uma empresa de ponta (ou querer se tornar uma) sem ter uma estratégia de governança bem definida e alinhada com todos os setores da empresa.
Se você não sabe exatamente do que estamos falando, não se preocupe. Basicamente podemos dizer que governança corporativa é uma espécie de sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, os princípios básicos da área buscam, sobretudo, um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com todos os stakeholders de uma organização. Para isso, é preciso investir em quatro pilares:
A governança de TI nada mais é que um conjunto de políticas, normas, procedimentos e atividades que têm como missão estruturar o setor tecnológico de uma empresa. Ela possibilita que sejam administrados de forma adequada os recursos, as ferramentas e os serviços para que o fluxo e a produtividade do setor sejam otimizados.
Por meio das boas práticas que envolvem a governança de TI, o objetivo é que a empresa alcance melhorias como: maior segurança de informações, economia de recursos e atualização de processos. O primeiro passo é sempre o alinhamento de estratégias e metas com a equipe responsável pelo TI. Assim, os resultados podem ser alcançados de forma assertiva, com melhor gerenciamento do tempo.
Olhar com atenção para a governança de TI influencia na empresa como um todo, porque está diretamente ligada à transparência, à inovação e à competitividade. Por isso sua relação com a administração da empresa deve ser estreita.
Por meio das boas práticas que envolvem a governança de TI, o objetivo é que a empresa alcance diversas melhorias entre elas:
Uma gestão eficiente de TI facilita a colaboração entre equipes, o acesso rápido a informações relevantes, a tomada de decisões e a identificação de oportunidades de melhoria. Isso favorece o aumento da produtividade, a redução de erros, a melhoria da qualidade dos serviços e maximização da eficiência operacional de forma geral.
Através da automação de processos, integração de sistemas, gerenciamento eficiente de ativos, adoção de tecnologias econômicas, monitoramento de desempenho e implementação de medidas de segurança, as organizações podem aperfeiçoar suas operações, evitar desperdícios, reduzir retrabalho, minimizar riscos de segurança e aproveitar ao máximo seus recursos de TI. Isso resulta em economias significativas em termos de recursos humanos, tempo, infraestrutura, manutenção e riscos, contribuindo para a redução de custos operacionais e melhorando a eficiência geral da organização.
A segurança é uma preocupação essencial para a governança em TI. Uma boa gestão inclui a implementação de medidas de segurança adequadas para proteger os dados da organização contra ameaças internas e externas. Isso garante a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, evitando interrupções e perdas.
Através de políticas, procedimentos e controles adequados, a gestão de TI garante que a organização esteja em conformidade com as leis, regulamentos e padrões do setor, como proteção de dados, privacidade e segurança cibernética.
Com uma boa gestão de TI é possível realizar a auditoria e o monitoramento dos sistemas, realizar o gerenciamento de riscos e de documentação, que são essenciais para comprovar a conformidade com as normas do setor. Ao garantir a aderência às normas, a organização evita penalidades, danos à reputação e riscos legais, demonstrando responsabilidade e transparência em suas práticas.
A governança de TI é essencial para garantir que o sistema SAP seja implementado e gerenciado de maneira eficiente e segura, maximizando, assim, seu valor para a empresa, garantindo a conformidade com as normas, a eficiência dos processos e a continuidade dos negócios mesmo em situações de crise.
Os resultados de uma boa governança de TI em ambientes SAP contribuem também para agregar valor ao produto e a empresa fornecedora, diminuir o risco de atrasos, falhas e agilizar os processos para além de reduzir os custos, criar uma vantagem competitiva e ter um produto que realmente atenderá as necessidades do usuário.
Para que tudo isso seja possível, é necessário, é claro, fazer a implementação do sistema SAP com um parceiro confiável, como o ITS Group. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!
Sobre a ITS Group:
Setores:
Soluções:
Serviços:
Todos os direitos reservados | ITS GROUP