A tecnologia amplia constantemente a sua presença no cotidiano das pessoas impactando fortemente a estratégia dos negócios no varejo. Essa evolução exige empresas cada vez mais inteligentes e dispostas a se adaptar de forma acelerada. Mais que transformação digital , o momento é de resiliência digital.
Esse contexto de mudanças foi evidenciado pela terceira edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” ¹ desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) que identificou que 90% das empresas de varejo investiram em Transformação Digital em 2020. Um aumento de 87% no investimento em soluções tecnológicas e sistemas de informação para melhorar a produtividade, integrar, otimizar e agilizar a cadeia produtiva, simplificar processos e entregar mais valor ao cliente final em resposta às novas exigências impostas pelo momento.
Os varejistas entrevistados observaram uma maior vantagem competitiva com os investimentos em Transformação Digital , já que 57% afirmaram que as novas ferramentas contribuíram “muito” para a empresa. Ao mesmo tempo, 63% dos empresários identificaram uma melhora da experiência do consumidor ao responderem que essa experiência melhorou “muito”.
Por outro lado, as principais dificuldades identificadas estão relacionadas à implementação da Transformação Digital por causa da cultura organizacional. Ainda há resistência à mudança em 40% dos negócios analisados.
Enfrentar os desafios que o mercado impõe aos empreendimentos do varejo se caracteriza como uma tarefa complexa pois envolve a evolução tecnológica exigindo investimento, tempo e inovação.
O setor empresarial varejista é marcadamente referência do contexto de toda a cadeia produtiva nacional ao contribuir de maneira significativa na geração de emprego, no volume de transações financeiras e na concessão de crédito. Atualmente, o setor de Comércio e Serviços responde por 73% do PIB nacional. Apenas na região Sudeste, são mais de 2 milhões de negócios com atividades voltadas para o varejo.
Os principais varejistas do país se sobressaem com crescimento no mercado mesmo diante de uma crise econômica, especialmente pelo grande investimento em tecnologia.
Em um setor tão competitivo como o varejo, é necessário investir em ferramentas que ajudem não só a vender mais, mas também a aumentar a produtividade e reduzir custos e tempo de execução de tarefas.
Contar com uma solução inteligente que padroniza os processos e procedimentos, além de possibilitar acesso rápido a informações que envolvem o atendimento ao cliente e o fluxo de pedidos ou vendas, é um ponto estrutural para a evolução do negócio . Essas são características determinantes para decidir pelo investimento em sistemas ERP’s já que eles permitem acompanhar de perto os indicadores do negócio e as informações essenciais para ajudar a gestão na tomada de decisões mais precisas.
Um sistema ERP
personalizado especificamente para o varejo é uma opção para quem demanda mais
agilidade e precisão
na gestão de todos os processos da empresa. De forma prática, o sistema integrado constitui uma plataforma para acesso e gestão das informações que viabilizam controle de estoque, gestão de vendas, otimização do fluxo de pedidos de vendas, controle e acompanhamento financeiro, faturamento, cadastro de clientes, entre outros recursos que visam solucionar gargalos com a análise preditiva em tempo real.
Mesmo com todas essas facilidades já conhecidas, é necessário fazer mais e avançar para a formatação de negócios inteligentes . A era da resiliência chega para acompanhar a transformação digital que já está estabelecida e reforça a importância da capacidade de adaptação e de inovação .
Uma empresa resiliente digitalmente deve ser capaz de utilizar seus recursos de ERP para ser ágil, inovadora e responsiva às disrupções. Adaptar-se em tempo real , de forma colaborativa e integrada . Para isso, ela deve contar com ferramentas para gerenciar grandes conjuntos de dados de forma analítica a fim de permitir a tomada de decisões de forma assertiva . Também é fundamental estar conectado a clientes, fornecedores e colaboradores. O trabalho remoto, com acesso de qualquer lugar a qualquer hora baseado na nuvem, abre uma nova perspectiva na forma como os problemas são enfrentados e solucionados.
Com os sistemas ERP’s inteligentes , a empresa é capaz de estender a operação a parceiros e fornecedores, sejam eles de logística ou recursos, sendo possível associar todo o ecossistema do negócio de forma flexível, acelerando as operações e reagindo aos cenários que se impõem.
Uma das formas mais eficazes para atingir a resiliência digital é adotar a transformação baseada em uma plataforma abrangente, poderosa, assertiva, ágil e responsiva . Independente do momento em que a empresa esteja nessa jornada, um dos facilitadores para essa escolha é contar com uma oferta centralizada em um pacote que simplifique a transição, no tempo e termos que a empresa demande. Contar com o gerenciamento de um contrato unificado para a gestão dos serviços e soluções dos problemas é também um grande diferencial. Com isso, o foco passa para a análise e diagnóstico correto e específico das demandas da empresa, elencando a totalidade de recursos necessários que permitam uma adoção rápida e sem custos iniciais elevados .
Outro fator de importante relevância está na implementação de uma solução robusta na nuvem que garanta um retorno mais rápido sobre o investimento inicial já que conta com a economia da nuvem além de permitir o alinhamento das melhores práticas em todas as áreas do negócio, de forma ágil e sustentável , potencializando a capacidade da empresa de se adequar às novas oportunidades. Mas para que isso aconteça sem colocar a instituição em risco, é fundamental apostar em um parceiro que entregue toda a segurança que as soluções demandam. Confiabilidade e conformidade com as melhores práticas são pontos cruciais na escolha do parceiro de tecnologia empresarial.
É fundamental também apostar na inteligência de processos de negócios como forma de obter melhoria no desempenho de ponta a ponta a partir de ferramentas e serviços integrados com funções analíticas que proporcionem melhores insights e facilitem a tomada de decisão. Quanto mais embasada em dados e análises inteligentes , mais preparada está a organização para enfrentar os cenários de disrupção.
Contudo, para atingir todos esses passos de forma sustentada e bem aplicada, a escolha pelo parceiro deve levar em conta a capacidade de implementação com uma entrega baseada na necessidade da empresa, dentro do prazo acordado. A experiência e capacidade de dar o suporte necessário em todos as etapas é fator preponderante nessa decisão.
A ITS Group é uma consultoria SAP referência em inovação na América Latina, com mais de 18 anos de atuação nacional e pronta para levar a sua empresa a alcançar a resiliência digital . Entre em contato para saber tudo que a RISE with SAP pode fazer pelo seu negócio.
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