A experiência do cliente é um tema de muita relevância no mercado atualmente, é um elemento que leva mais competitividade para o negócio. O termo refere-se a todo e qualquer contato que o consumidor tem com a empresa durante a jornada de aquisição. Esses pontos de contato podem incluir a descoberta da marca, canais digitais, contato telefônico, de suporte e vendas e claro, o pós-venda.
Pensar na experiência do cliente é olhar para os produtos e serviços da empresa buscando criar a melhor experiência possível com a sua marca, isto é, um atendimento de excelência. Para isso, é necessário que múltiplas áreas da empresa estejam envolvidas e em sintonia, da área de atendimento, vendas ao estoque.
O ERP pode ser uma ferramenta excelente para a gestão dos dados e processos que culminam na experiência final do cliente, afinal, não se pode olhar apenas para a área de atendimento. Saber realizar o monitoramento comportamental dos seus consumidores é de grande importância quando falamos de experiência.Dessa forma, é possível identificar pontos de contato, entender quais necessitam de mais atenção e suporte, e adequar algumas estratégias.
O ERP é um software de gestão que reúne todas as informações dos departamentos de uma empresa em um mesmo sistema, possibilitando uma visão total do negócio. Assim, é possível identificar potencialidades e fraquezas da empresa com maior facilidade e tomar decisões de forma mais ágil.
Se tratando da experiência do cliente, é importante pensar em mais de um setor e integrar toda a empresa para uma gestão completa e dinâmica. Por exemplo, a gestão de estoque pode não ser o primeiro ponto que vem a mente quando pensamos na experiência, entretanto ela é fundamental. A gestão do estoque garante que todos os itens vendidos estão disponíveis para envio no menor período de tempo possível, ponto muito importante na satisfação do cliente.
Além disso, um cliente satisfeito ao final da jornada é um cliente que tem mais chances de se fidelizar e tornar-se um promotor da marca, indicando e levando a imagem da marca de forma positiva. A experiência do cliente pode não ter um retorno direto e instantâneo para o negócio, mas ela impulsiona a imagem da marca e constrói clientes satisfeitos e fidelizados.
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